Acadêmicos representam o IFS - Campus São Cristóvão em Brasília
- Por Marcio Santos
- 1 de out. de 2017
- 4 min de leitura

Com uma delegação de 23 pessoas e 12 trabalhos científicos aprovados, acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, do PRONERA/ Agroecologia e do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus São Cristóvão participaram, de 12 a 15 de setembro de 2017, do X Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA/Brasília, que teve como tema central “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”. Paralelo ao maior evento do seguimento no país ocorreu o V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno e o VI Congresso Latino Americano de Agroecologia.
Durante o evento, a delegação "IFiana" pode partilhar experiências vivenciadas por seus projetos e grupos de pesquisa e extensão e do cotidiano dentro e fora do campus na construção do conhecimento e fortalecimento da agroecologia. Dentre os grupos, o NEA - Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFS, AGROBIO - Núcleo de Agrobiodiversidade do IFS, EntomoIFS - Grupo de Estudos de Entomologia do IFS e o próprio CAAP - Centro Acadêmico de Agroecologia Ana Primavesi foram representados.

O evento, contou com uma gama de atividades, muitos aprendizados, conexões, saberes e sabores, reconhecimento da diversidade, muita celebração, ato em defesa da Agroecologia e da Democracia e instituições e personalidades da agroecologia (como Irene Cardoso, Presidente da ABA - Associação Brasileira de Agroecologia, e Clara Nicholls, presidente da SOCLA - Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia), ciências afins, artistas (como Bela Gil) e membros de movimentos sociais, como MST, MCP - Movimento Camponês Popular, Levante Popular da Juventude e Marcha das Margaridas.
Diversas palestras, tendo como destaque para a de Miguel Altieri, sobre SAF´S _ Sistemas Agroflorestais, e de Ernest Gotsch, sobre Agricultura Sintrópica e Inteligência da Floresta aplicada ao Manejo de Agroecossistemas, Revoluções no Campo e nas Pessoas, ganharam destaque.

"Sem feminismo não há Agroecologia"
Assim como a necessidade de oposição ao Governo Golpista para a continuidade de políticas públicas ao seguimento, o feminismo como ferramenta para própria consolidação da Agroecologia ditou o tom das rodas de debate. A comitiva do IFS teve participação efetiva nestas, dada a importância da temática, trabalhos já desenvolvidos em comunidades rurais de Sergipe junto a grupos de mulheres pelo NEA e pelas mulheres representarem cerca de 70% da comitiva.
.

Os acadêmicos do Campus, ao longo de todo Congresso, mas, principalmente, nas apresentações dos respectivos trabalhos, demonstraram todo potencial, fruto das premissas de empenho e qualidade na educação, pesquisa e extensão, defendidas pelo Instituto, mas, principalmente, com muito suor pelos orientadores e envolvidos nos projetos desenvolvidos no Campus, mesmo com inúmeras dificuldades.
Dentre os trabalhos, como citado anteriormente, um, o do CAAP, elaborado sob orientação da Técnica do NEA Talita Guimarães Araújo Piovezzan, denotou sobre estas dificuldades dentro do Campus e a necessidade de maior envolvimento dos estudantes para o crescimento do Curso de Agroecologia, diminuição da taxa de evasão e da criação de estratégias para fortalecimento da identidade dos acadêmicos com o curso e campus.
O trabalho, intitulado como "Empoderamento e protagonismo estudantil: estratégias para o fortalecimento do curso de agroecologia do IFS – Campus São Cristóvão", foi apresentado pelas acadêmicas e Coordenadoras do CAAP Josefa Paula e Dayane Santos, retratando a trajetória de ações do CAAP e objetivando delinear qualitativamente e quantitativamente os resultados das avaliações dos participantes sobre a IV SAGROECO – Semana de Agroecologia do IFS (pela primeira vez coordenada por estudantes), construída como instrumento de fomento para o próprio Curso de Tecnologia em Agroecologia.
Abaixo, a lista de trabalhos e respectivos autores do Campus:
* População microbiana do solo em sistema agroecológico de produção. Autores: Thaiane Caroline Costa Barros; Franzone de Jesus Farias; Breno Freitas Menezes; José Oliveira Dantas; Liamara Perin.
* Análise de parâmetros físico-químicos de óleo de coco extra virgem processado artesanalmente no P.A. Nestor/SE. Autores: Marcio Eric Figueira dos Santos; Josefa Paula Santos Costa; Maria Silvestre Jesus; Mateus Ferreira do Nascimento; Irinéia Rosa Nascimento.
* Empoderamento e protagonismo estudantil: estratégias para o fortalecimento do curso de agroecologia do IFS – Campus São Cristóvão. Autores: Dayane de Jesus Santos; Mateus Ferreira do Nascimento; Marcio Eric Figueira dos Santos; Josefa Paula Santos Costa; Talita Guimarães Araújo Piovezzan.
* Criação de galinhas de capoeira em quintais produtivos da comunidade Santa Cruz – Território Quilombola Brejão dos Negros/SE. Autores: Juliano Carra Iwersen; Irinéia Rosa Nascimento; Wilams Gomes dos Santos; Edson Beriba Santos.
* Sítio Craibeira: conhecimento tradicional de convívio com a seca no sertão sergipano. Autores: Pedriane Inácia Oliveira Costa; Irinéia Rosa Nascimento; Maria de Jesus Silvestre; Any Jaqueline dos Santos; Kauane Santos Batista; Luana Gleisiane Oliveira Costa.
* Sistema de Manejo de alimentação e sanidade no semiárido sergipano. Autores: Pedriane Inácia Oliveira Costa; Irinéia Rosa Nascimento; Marta Rosimeire Silveira Oliveira; Luana Gleisiane Oliveira Costa; Any Jaqueline dos Santos; Maria de Jesus Silvestre.
* Qualidade Microbiológica do Solo em sistema de produção agroecológica. Autores: Franzone de Jesus Farias; Thaiane Caroline Costa Barros Silva; Vanessa Marisa Miranda Menezes; Sarita Socorro Campos Pinheiro; Liamara Perin.
* Desenvolvido inicial da Palma miúda sob produção agroecológica no seminário sergipano. Autores: Carlos Eufrasio Feitosa; Monica Alixandrina da Silva Arruda Santos; Salatiel de Souza Rocha; Gladston Rafael de Santos.
* Compostagem – transformando matéria orgânica em adubo. Autores: Juliano Carra Iwersen; Sarita S. Campos Pinheiro; Liamara Perin; Dayane de Jesus Santos; Eliane Dalmora; José Dantas Gusmão Filho.
* Reconhecimento das potencialidades da comunidade Quilombola Santa Cruz - Brejo Grande/SE. Autores: Mirelle Tavares Ferreira; Adriele Bispo ; Rafaelle Camila Pinheiro dos Santos; Irineia Rosa Nascimento.
* Avaliação qualitativa de resíduos urbanos para agricultura. Autores: Eduardo Costa Burle; Mônica Alixandrina da Silva Arruda Santos; Mariana Fagundes Santos; Rayanne Leandro Santana; Carlos André Oliveira Gladston Rafael de Arruda Santos.
* Identificação de área de extrativismo vegetal e o conhecimento popular no Povoado Jatobá-SE. Autores: Irineia Rosa Nascimento; Danielle Gomes Santos; Amauri da Silva Santos.
IMAGENS:

Comments