Acadêmicos em campo: estudantes de Agroecologia realizam atividades em secretarias e junto a produto
- Por Marcio Santos
- 21 de mai. de 2018
- 4 min de leitura

Na última semana, acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia realizaram atividades de pesquisa em secretarias do Estado e de extensão junto a produtores rurais do município de Lagarto.
Referente as disciplinas de "Políticas Públicas e Projetos", ministrada pela Profª. Drª. Carmem Lúcia Santos, e "Educação e Extensão Rural, ministrada pela Profª. Drª. Gleise Prado da Rocha Passos, as atividades fizeram parte do cronograma avaliativo das respectivas disciplinas, levando em consideração os conteúdos programáticos passados em sala de aula.
Pesquisa nas Secretarias de Estado:
Na Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca- SEAGRI, em reunião com o Eng. Agrônomo Delmo Naziazeno, Coordenador Geral da Unidade Estadual de Gestão do Projeto de Desenvolvimento de Negócios Rurais para Pequenos Produtores - Projeto Dom Távora (nome dado em homenagem ao saudoso Arcebispo Dom José Vicente Távora, também conhecido como o bispo dos operários), foram observados o histórico do projeto no Estado (que, através de parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, tem por objetivo contribuir para a remissão da pobreza rural, mediante apoio aos pequenos produtores e fomento da Agroecologia), o montante já financiado (20 milhões) em cerca de 64 planos (com destaque na avicultura, cocoinocultura, ovinocaprinocultura, artesanato e turismo rural), a previsão do número de famílias assistidas até agosto 2019 (7.000 famílias) e a preocupação com a transversalidade entre gênero (58% dos beneficiários foram mulheres), educação e juventude no projeto. Necessidade em amplo debate por acadêmicos de Agroecologia e egressos do curso (tecnólogos em Agroecologia), que culminou no I Encontro de Formação do Agroecólogo e Mobilização Social (ocorrido nos dias 27 e 28 de março), Delmo Naziazeno esclareceu sobre a não inserção do Agroecólogo (tecnólogo ou bacharel) nos editais de contratação do projeto, que é financiado em 60% pelo FIDA, submetendo-se assim aos pré requisitos deste, e reforçou sobre a construção do Dom Távora II, que será executado em 2019, tendo a inclusão de Agroecólogos nos Editais de Contratação, haja vista que estes são especialistas na área.

Na reunião com o Eng. Agrônomo e Secretário Executivo do CEDRS - Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sergio Santana de Menezes, os acadêmicos puderam compreender as diferenças entre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e o Plano de Reforma Agrária, sobre as linhas de crédito e respectivos públicos alvo, a abrangência no Estado da assistência ao produtor rural através do Crédito Rural, a compreensão das dificuldades na diferenciação e transição do crédito e suas responsabilidades às Associações para os Associados, a finalidade de estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural, que, além da aquisição de terra, destina-se construção de edificações rurais, aquisição de implementos e desenvolvimento de meios produtivos.
A última reunião dos acadêmicos foi na ADEMA - Administração Estadual do Meio Ambiente, a qual tem a missão de executar políticas públicas ambientais, através das ações de pesquisa, fiscalização, licenciamento e monitoramento.
A Dra. Ana Consuelo Ferreira Fontenele, Gerente de Fiscalização Ambiental (GEFIS), falou sobre a área de atuação da ADEMA, os estudos de impacto ambiental, licenciamento ambiental e histórico de ação no Estado.

Extensionismo junto a produtores do município de Lagarto-SE:
A exatos 73 dias iniciaram-se as atividades de Assistência Técnica a produtores rurais de orgânicos do município de Lagarto-SE, pela disciplina "Educação e Extensão Rural", ministrada pela Professora Drª. Gleisi Prado da Rocha, findando, após suporte laboratorial do IFS para as análises de solo e orientações da Profª. Drª. Liamara Perin, nas ações de campo do dia 18 de maio, que foram acompanhadas e assessoradas por técnicos e jornalistas da COHIDRO - Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe.

Os acadêmicos levaram para seis produtores os resultados das análises de solo e recomendações de adubação de acordo com as escolhas de cultura a serem implantadas. Em sua grande maioria, as culturas escolhidas foram coentro, cebolinha, alface e couve-flor, tendo, também, a pimenta e banana.
A equipe, de acordo com as bases agroecológicas, levou em consideração os insumos internos de cada propriedade para recomendar a adubação, como, também, falou sobre aspectos gerais da coleta e análise de solo e ministrou oficinas de Compostagem e Adubação Verde.

O acadêmico Juliano Carra Iwersen, ministrante da oficina de Compostagem, falou da importância do composto, método de produção, o que pode e o que não pode ser colocado na composteira e sobre a construção de composteira urbana e utilização do chorume como fertirrigação de plantas, contribuindo no processo de independência de aquisição de insumos externos.
A atividade foi concluída pelo acadêmico Marcio E. F. dos Santos, ministrante da oficina de adubos verdes, com a demonstração do plantio de estaca de Gliricídia (Gliricidia sepium) e produção e transplantio de mudas.
Em entrevista, a Professora Drª. Gleisi Prado da Rocha falou que a importância da disciplina de "Educação e Extensão Rural" vem da necessidade das instituições acadêmicas e produtores rurais compartilharem saberes, construir conhecimento e traçar soluções para o atendimento das demandas do meio rural de forma sustentável, através de uma contribuição científica e social, sendo, esta ação desenvolvida, uma grande possibilidade de estudantes e professores entrarem em contato com os produtores e tendo a oportunidade de ministrar oficinas pedagógicas que contribuam com com o desenvolvimento local. A mesma salientou a importância da mediação dos técnicos da COHIDRO junto aos produtores e equipe da disciplina, viabilizada pelo estudante Jônatas Bruno.
Acadêmicos envolvidos nas duas atividades:
- Políticas Públicas e Projetos: Marcio Eric F. dos Santos, Alba Rafaela de Andrade, Caroline Teixeira de Lima, Juliano Carra Iwersen, Thayane Caroline Costa Barros e Mariana Fagundes dos Santos.
- Educação e Extensão Rural: Josefa Paula Santos Costa, Marcio Eric F. dos Santos, Alba Rafaela de Andrade, Caroline Teixeira de Lima, Juliano Carra Iwersen, Mayara Almeida Tavares.

Comentários